20.12.08

O regresso da velha

Até o Zé Barros. Ah, como era diferente a música em Portugal!!

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Senhor Dr. Barata, não havia necessidade. Em primeiro lugar correu com os remédios tradicionais lá para baixo, e em segundo lugar não era preciso, nesta época natalícia, recordar ao Zé baixinho que agora " navega " com mais 25 quilinhos...

sábado, dezembro 20, 2008 12:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Obrigado Amigo Barata por esta 'prenda de Natal'. Que saudades desde estilo da Ronda. Muito feliz o sub titulo deste post. Ah! como era diferente a música em Portugal.
Um Santo Natal para si e todos os elementos da Ronda. Um ano de 2009 bem melhor do que este que está a findar.

sábado, dezembro 20, 2008 12:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estimado gaalmeida, um bom Natal para si, e um abraço destes seus amigos da Ronda. Quem sabe um dia voltamos às origens... Boas Festas.

quinta-feira, dezembro 25, 2008 3:40:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro António Prata, apesar de infelizmente não o prazer de o conhecer pessoalmente tenho à anos por si uma consideração e admiração enormes pelo muito que já fez, faz e seguramente vai fazer em prol da nossa musica tradicional.
Sou em muitas situações da vida um apoiante da modernidade, da procura de novas ideias, por isso sou um entusiasta das novas tecnologias em especial a internet.
No entanto na musica sou muito conservador. Adoro musica tradicional de alguns países, mas a musica pura, da raiz popular, sem ser mesclada com outros sons mais actualizados mas que desvirtuam a sua essência. Assim continuo fiel e adoro a musica tradicional portuguesa vivida. cantada, dançada como o povo o faz nas suas festas e romarias. Tenho uma 'paixão' pelos primeiros discos da Ronda. Alguns são discos de mesa de cabeceira, tal as vezes que os oiço. Modas memoraveis que a Ronda agora já não partilha em termos de sonoridade. Tenho um leitor de MP3 que é meu companheiro de tempos livres, e por lá estão muitas modas antigas da Ronda. Entre muitas uma há que já ouvi centenas para não dizer milhares de vezes, tal o encantamento que me provoca. O tema 2 do disco Romarias chamado Chula de Baião. Extraordinário acompanhamento de violino, que de arrebatador até me faz pele de galinha. Tenho de aceitar a procura de novas sonoridades, de novo enquadramento musical. Parar é morrer e reconheço muita qualidade aos ultimos trabalhos da Ronda, mas caro António Prata os discos antigos da Ronda continuam a ser um bálsamo musical para mim, e são eles que mais vezes oiço.
Esperemos que no futuro a Ronda encontre espaço para meter uns temas à moda antiga se assim se podes chamar. Era o tempo da alegria total, onde se acompanhava a musica batendo o pé no chão e mesmo fazendo ondular o corpo. Que saudades daquela noite de musica Tradicional no S. Luiz.
Desculpe este texto grandote, mas as saudades bateram cá dentro e não resisti.
Um abraço para si e todos os elementos da Ronda e um grande ano de 2009.

sexta-feira, dezembro 26, 2008 6:52:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Amigo gaalmeida,
Muito obrigado pelas suas palavras. Como sabe, os discos são feitos ao sabor dos momentos, não temos uma linha de conduta, temos princípios de conduta. Pelo que, quem sabe, um destes dias não regressamos aos sons mais autênticos dos instrumentos tradicionais que marcaram os primeiros discos da Ronda...Um bom ano de 2009 para si.

sábado, janeiro 03, 2009 3:57:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home