7.3.08

Uma Nova Revista Sobre Som e Estúdios

Ronda dos Quatro Caminhos
Sulitânia
Ocarina

Este texto saiu esta semana no primeiro número da revista Artes Sonoras, uma nova revista sobre estúdios e som. Curiosamente, à semelhança do texto anterior, também aqui fico com a impressão que o jornalista desconhece o Terra de Abrigo, o que á pena. Vou-lhe enviar um.

"Este, como a própria banda refere, é um trabalho particular na sua carreira: um esforço de articulação entre modos distintos, ainda que próximos conceptualmente, de fazer música. É acima de tudo um testemunho cultural, ao qual, a adição das cordas do Quarteto Opus 4 oferece uma dimensão e profundidade extras à Ronda pelo Portugal esquecido por onde nos conduz este álbum. A produção de António Prata pinta com cada motivo melódico as paisagens bucólicas dessa Sulitânia, território de aconchego da alma, onde se descobre o prazer da rica simplicidade de um pedaço da nossa cultura, da nossa tradição.

Discos como "Sulitânia" tornam inócuo o debate que se faz em torno de quem usa como pretexto a gramática portuguesa à laia de desculpa para gravitar em torno de modelos anglo-saxónicos de pensar música - de facto, aqui pode ouvir-se música, não apenas verbalizada, mas pensada em português.

O esforço de conjugação entre a banda e os grupos escolhidos para participar neste trabalho é difícil e, por isso, um desafio que merece ser louvado. Todavia em alguns momentos o resultado perde qualquer coisa, não se atinge plenamente a elevação musical que pauta a generalidade do trabalho, mas de qualquer forma esses momentos formam um paradoxo, pois essas imperfeições tornam este Sulitânia mais propriedade do povo que o inspira, como se estivéssemos a ouvir uma liturgia das baixas beirãs e alentejanas."

Nero Ferreira

1 Comments:

Blogger Nero said...

'allo antónio

através do google a investigar para procurar saber mais sobre a ronda deparei.me com este espaço.

a tua intuição foi correcta, não conheço o trabalho Terra de Abrigo, a revista já o recebeu, assim que tiver tempo para lhe dar a atenção que merece farei a minha audição.

muito obrigado!

vai avisando sobre datas, gostava de ver ao vivo.

sexta-feira, maio 23, 2008 10:34:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home