6.3.08

Revista de (boa) imprensa


Ronda ao Sul
Não sei em que cruzamento a Ronda dos Quatro Caminhos decidiu rumar a Sul, mas foi uma opção inspirada. Sulitânia é o melhor trabalho de revisitação da música alentejana e beirã desde o projecto Vozes do Sul de Janita Salomé. E tornou-se enorme porque descobriu a grandeza da polifonia dos coros da região, conseguindo um apuramento dos arranjos de vozes, ao nível do que de melhor se faz em Portugal (só equiparável a José Mário Branco ou Fausto). O álbum desenha-se numa tripla fronteira: a inequívoca raiz tradicional, a estrutura erudita e os apetrechos pop. Conciila tudo de forma funcional e deslumbrante. Mérito para os arranjos de Carlos Barata, Pedro Pitta Groz, Pedro Fragoso, Vasco Pearce de Azevedo e A ntónio Prata. E um aplauso pelo gosto que dá ouvir grupos como as Adufeiras de Monsanto, Coral Guadiana de Mértola e Coro Polifónico Eborae Musica. Depois do fado, talvez seja alturas de descobrir outras músicas portuguesas para exportação. Este disco seria um óptimo cartão de visita.
Manuel Halpern, in Jornal de Letras, 27 Fevereiro - 11 de Março


Nota interna:
Sabe bem ler isto. Porque é um bom texto, ainda que curto; porque revela uma voz que ouviu com atenção; porque diz bem, que é coisa que sempre adoça. Deixa-me apenas um leve travo amargo a suspeita de que o Manuel Halpern não conhece o Terra de Abrigo. Se for o caso, é pena. Ainda assim, estou certo que estas palavras não vão azedar nas orelhas de ninguém. Mesmo sendo esta, como todas as críticas o são - e de outra forma não poderiam ser - essencialmente do domínio do gosto (informado, reflectido, maturado, mas sempre um gosto). Fica a provocação.

2 Comments:

Blogger cbarata said...

Para ser sincero não percebo bem as referências aos outros ilustres grupos e cantores. Em boa verdade não percebo o comentário na generalidade, percebo apenas que nos acarinha, não nos sova.
E é isso que incomoda, porque a crítica assim, vazia de forma, de conteúdo e objectividade, não passa de uma adjectivação anódina que nada diz, a não ser dizer bem.
E por aqui me fico. Para o caso de alguém com boa vontade ler este comentário, aviso que é uma brincadeira com um facto recente acontecido aqui no "blog"

sexta-feira, março 07, 2008 12:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu tb gostei deste comentário do Jornal de Letras. Aliás, todas as críticas são (regra geral) positivas para os grupos. É aquela maneira de eu ser optimista e positivo com tudo na vida. Comprei o vosso cd e gostei muito. Gostei tb de um comentário que vi num blog qualquer em que tiveram 9 em 10. Bem dito pelo autor. De Lisboa, um grande vosso admirador.

Rui Sousa

sexta-feira, março 07, 2008 4:13:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home