Da úvula

s. f. (fr. luette; ing. uvula). Prolongamento vertical e mediano, carnudo, móvel, situado no bordo posterior do véu paladar. De cada lado da úvula partem os pilares anteriores e posteriores do véu. Sin. de campainha (do véu palatino). (adj.: uvular uvular, estafilino estafilino.)
Consta que a úvula e o palato mole exercem uma função de grande importância na formação dos fonemas, pois podem modificar o seu timbre. Pelo movimento destas estruturas, a coluna de ar pode ser expelida pela boca, dando origem aos fonemas orais, ou pelo nariz, caso em que se formam os fonemas nasais. Donde se conclui que, se junto ao palato mole o Peniche a trazia inchada, é perfeitamente normal que não conseguisse cumprir satisfatoriamente o que há tanto tempo lhe era pedido. Fica portanto reforçada a esperança do Pitta de que o nosso bravo companheiro saia do hospital a cantar.
7 Comments:
Agora a minha voz pode ser considerada um misto de Pedro Abrunhosa com Tom Waits, (a afinação do Pedro com o timbre do Tom). Fiquem portanto descansados meus amigos que eu vou cumprir o que há tanto tempo me é pedido. Abraços e beijinhos.
E isso é irreversível?
Oi,
Um grande abraço e desejo de melhoras para o “baixo” preferido. Eheheheh.
Recupera depressa que isto de aturar a Paulinha tem que ser a dividir por todos.
1 abraço,
Rui Pimentel
Hoje mandei um email ao Marinho. Não me respondeu.Devia estar a uvular. Cortaram-te a uvula ou cortaram-te o pio ? Alguma coisa cortaram...
Não sei como fiz mas finalmente apareceu o meu nome a azul.
Pimba, outra vez.
isto é que é...
Enviar um comentário
<< Home