17.1.08

Revista de imprensa e equívocos

Não sei quantos são Qautro, não sei quem seja o José Oliveira, não sei onde fica o Teatro Garcia de Orta, não reconheço boa das parte das citações que aqui leio. Não há pior raça que os jornalistas.

Música: "Sulitânia" assinala o regresso da Ronda dos Qautro Caminhos à edição discográfica
Lisboa, 17 Jan (Lusa)

O novo álbum da Ronda dos Quatro Caminhos, "Sulitânia", surge no caminho que o grupo trilha desde 2000, "na procura de uma escrita, ou roupagem musical, mais clássica", disse José Oliveira, um dos seus músicos.

O grupo não editava desde 2003, tendo recebido há dois anos o Prémio Amália Rodrigues Música Étnica.

O álbum insere-se num projecto que envolveu as autarquias de Évora, Mértola e Idanha-a-Nova e inclui a participação de agentes culturais daqueles municípios, designadamente das Adufeiras de Monsanto, do Coral Guadiana de Mértola e do coro polifónico Eborae Musica.

O repertório do álbum é constituído por canções tradicionais da Beira Baixa e Baixo Alentejo, tendo o grupo recuperado temas que gravou em anteriores trabalhos, nomeadamente "Cravo roxo".

Este tema, tradicional da Beira Baixa, foi gravado em 1984 no primeiro álbum do grupo. Nesta nova gravação é um tema "assumidamente colectivo, sendo cantado por todos que participam no CD e daí ser o último do alinhamento", explicou José Oliveira à Lusa.

O grupo projecta apresentar o CD em vários palcos nacionais e num espectáculo com todos os participantes, dia 03 de Maio, na Aula Magna, em Lisboa. José Oliveira afirmou que o álbum "é de temas rurais, mas tratados já com uma perspectiva urbana", na medida em que nenhum dos elementos da Ronda vive em meio rural.

"De outra modo seria falsear as regras do jogo. A música rural está de acordo com as práticas de trabalho, com os ritmos das estações, com o modo de produção, e isso não se passa connosco, que vivemos noutro meio, mas as origens são rurais", sublinhou José Oliveira.

Referindo-se ao álbum, José Oliveira afirmou ter sido "uma experiência fantástica a troca de ideias e a liberdade criativa que o projecto permitia".

Dos 10 temas incluídos no CD cada um dos grupos convidados interpreta três, para além do tema colectivo, "Cravo roxo".

O álbum abre com "Debaixo da laranjeira", um tema tradicional da Beira Baixa, interpretado pela Ronda e as Adufeiras de Monsanto, uma "parceria" que se repete em "Condessa d'Adrião" e "Romance de D. Silvana", ambas da Beira Baixa.

A Ronda foi fundada há 23 anos, tendo o seu primeiro álbum tido logo edição internacional.

Com vários álbuns editados, a Ronda dos Quatro Caminhos tem-se apresentado em Espanha, França, Itália, Holanda, Bélgica, Cabo Verde, Brasil, Canadá e Macau.

Em 2000 editaram o seu primeiro duplo álbum, resultado da sua actuação durante dois dias seguidos no Teatro Garcia de Orta, em Évora.



E o pior são as réplicas. Como aqui ou aqui

4 Comments:

Blogger cbarata said...

Temos que controlar este José. Lá que a gente diga asneiras ou seja deturpado pelos jornalistas ainda vá que não vá. Mas agora vir esse descontrolado acrescentar ainda mais baboseiras do que as vociferadas habitualmente por nós...

quinta-feira, janeiro 17, 2008 3:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A "Condessa d´Adrião" é do melhor que já ouvi.

quinta-feira, janeiro 17, 2008 10:04:00 da tarde  
Blogger Oliveira said...

Cometi o erro de voltar a ler isto. Agora estou mesmo fulo.

quinta-feira, janeiro 17, 2008 10:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não vejo onde possa estar a confusão. A voz feminina é da Amélia e a masculina do Adrião... ou Zé Azeitona, ou como diabo é que esse gajo se chama...

sexta-feira, janeiro 18, 2008 1:00:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home