13.12.07

Mimos Nórdicos

Para quem não teve a curiosidade de seguir o Link do dia 30 do mês passado que ia dar a um texto em sueco, aqui vai a tradução feita por uma querida sobrinha minha a morar em Malmö.
Poderiamos pensar que era um texto detractor, (ai a nossa ruralidade mecanizada), mas não é. Revelou-se até bastante apoiante e venerador. Segue também o original para que vejam se concordam com a tradução.

den 26 november 2007

RONDA DOS QUATRO CAMINHOS:Sulitâna ( Ocarina Portugal )

Det finns i provinserna längst söderut i Portugal en lantlig körtradition som vi inte är särskild bekanta med i Sverige. Under åren efter nejlikornas revolution 1974 var det många vänstergrupper som använde sig av den i sitt musikaliska skapande. Brigada Victor Jara och andra inlemmade körtraditionen i sina visor. När nu gruppen med det märkliga namnet Ronda dos Quatro Caminhos, som väl närmast ska tolkas som att man patrullerar utmed fyra olika vägar och därmed öppnar för olika traditioner, ger sig i kast med dessa sydliga körer blir det både underskönt vardagligt och nästan pastoralt högtidligt. Detta är körmusik som är helt oemotståndlig, inte minst när den ackompanjeras med en stor variationsrikedom av portugisiska stränginstrument och olika trummor. Det svänger ibland, det blir magiskt och nästan känslomässigt laddat ibland. Vill man hitta ett Portugal bortom den mest kända musikformen – fadon – så kan man med fördel börja just här.
Upplagd av Occident på måndag, november 26, 2007

Existem, em províncias bem ao Sul de Portugal, tradições de cantares rurais com as quais não estamos particularmente familiarizados na Suécia. Depois do ano da revolução dos cravos, em 1974, houve muitos grupos de esquerda que fizeram uso das suas capacidades musicais. Brigada Victor Jara e outros incorporavam cantares tradicionais nas suas baladas.
Quanto a este grupo, Ronda dos Quatros Caminhos, cujo curioso nome se poderá traduzir como os que percorrem os quatro caminhos e como tal se abrem a diferentes tradições, pôs mãos à obra com esses cantares sulistas e o resultado é, na prática, simultaneamente muito bonito e bucolicamente solene.
Esta é uma música de cor completamente irresistível, também por ser acompanhada por uma grande variação e riqueza de instrumentos de cordas portugueses e por diferentes percussões. Por vezes oscila, torna-se mágica e muito carregada emocionalmente.
Se se quiser encontrar um Portugal para além da mais conhecida formas de música – o fado –então pode-se começar, com vantagem, justamente por aqui. “

Pois então, muito obrigado Thomas Nydhal.

4 Comments:

Blogger Oliveira said...

Tack ett lott, vän Thomas Nydhal.

quinta-feira, dezembro 13, 2007 9:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ora viva! Recebi ontem no correio o novo cd da Ronda, "Sulitânia" (encomendei na cdgo) e confesso que depois de uma "Terra de abrigo" coloquei muito alto a fasquia das expectativas! E não é que a Ronda conseguiu ultrapassar as minhas expectativas? O trabalho está lindo! É de cortar a respiração... Definitivamente, o melhor disco português do ano. Sou um grande apreciador da boa música portuguesa e este novo trabalho da Ronda é sublime. A boa música emociona-me e consegue levar-me às lagrimas (lágrimas de emoção por ter o previlégio de ouvir algo de tão belo) e nem todos os discos conseguem fazer isso. Este conseguiu. Quando ouço um disco como este sinto orgulho em ser português... apetece-me gritar orgulhosamente ao mundo "é esta a música do meu país". Obrigado Ronda, por tantas emoções!
João Barros

quinta-feira, dezembro 13, 2007 10:27:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estimado amigo João Barros,

Muito obrigado pelas suas palavras sobre o Sulitânia. Mérito muito grande para todos os grupos que nos acompanharam e nos deram o previlégio de connosco partilharem a sua música,o seu talento, e a sua amizade.Um abraço.

sexta-feira, dezembro 14, 2007 4:17:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Viva mais uma vez! :))
Fiquei muito contente por ver que as minhas palavras foram lidas. Mérito também sem dúvida para todos os grupos que vos acompanharam. :)
Como habitante do norte do país (mais concretamente da cidade de Peso da Régua), espero ter a felicidade de vos ver em breve em algum concerto pelo norte do país (Casa da Música no Porto seria uma belíssima opção). Não se esqueçam de ir publicando neste bloco datas de concertos. Eu estarei atento.
Muito obrigado mais uma vez! Abraço!

João Barros

sexta-feira, dezembro 14, 2007 8:10:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home