23.12.07

De 7 a 1. Exercício a eito, para o justo brindar ao aniversário do Marinho.

TRY A DIFFERENT ANGLE



.
.
.
.
.
.
.
.
.
VII
Deixem cantar o Marinho
Também ele tem direito
E também terá o esquerdo
Se não tiver, é defeito.
Defeito único não será,
Porque o rapaz tem o seu jeito
Às vezes por qualquer coisa
Leva tudo muito a peito
Zanga-se, refila e faz queixa
E a amuar fica atreito
Mas, milagre de inteligência,
Depois de dormir no leito
Acorda mais reflectido
E fica tudo mais perfeito.
VI
Mas deixem cantar o Marinho
Que merece, que é justo
E não pensem que a voz dele
Pode ser causa de susto
É verdade que o seu canto
Pode sair um bocado a custo
Mas pode ser que com o esforço
O moço fique mais robusto
Marinho meu bom amigo
O pedido que aqui pus, tu
Podes atirar para o lixo
Ou para trás de um arbusto

V
É só para não estar calado
No dia do teu aniversário.
Podes crer que me deu trabalho
Fora do meu horário
P’l’àmizade que te tenho
Até faço figura de otário
Olho para o que escrevi
-“que texto mais ordinário”-
Mas é o melhor que posso
Meu querido amigo Mário

IV
Mas que estranha ideia tive
Em escrever sem qualquer tema
Primeiro foram sete rimas
Depois seis, cinco, neste esquema
“usto”, “ário”, coisas difíceis,
“alho” nunca, coisa blasfema,
E das quatro já me safei
“Que a minha alma não trema.”
III
Deixem cantar o Marinho
(é só p’ra manter o mote)
Que ele é um gajo porreiro
(não há ninguém que não note)
E canta como ninguém
(não há ninguém que não note)

Batota, batota!! Mas acho que ficou muito bem no meio desta coisa horrível. Além disso dá o ar de dúvida que o texto estava a pedir. A que propósito é que o Marinho tem de cantar?

II
Espero que sintas o carinho
Que fica no que te escrevo
Quando te vir dou-te um abraço
E os 2€ e oitenta que te devo

I
Parabéns por teres nascido
Ainda bem que assim foi.

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Mariiiiiiiiiiiiiiiiiiiza, passa um bom dia. Bjs

domingo, dezembro 23, 2007 12:38:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O estimado colega Barata é homem de letras, como já tive oportunidade de enaltecer. Muito mais importante que a rima, que sendo coxa é elegante, são as boas intenções subjacentes. Não me parece no entanto adequado comparar o Marinho ao Mantorras, por razões várias. Bonita fotagrafia, que lhe esconde o frontespício e lhe dá mais 30 quilos. E muitos parabéns ao Marinho, que vivas mais cem anos para tocar baixo ou qualquer outro instrumento que te aprouver, e que nós vivamos também para te acompanhar, esperançados que as preces do Barata não cheguem ao céu... ( o que segundo a sabedoria popular é mais que certo... )

domingo, dezembro 23, 2007 2:10:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

fazendo coro ao toni, parabéns ó Mariza...

bjs

domingo, dezembro 23, 2007 2:45:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

o anónimo sou eu

domingo, dezembro 23, 2007 2:46:00 da manhã  
Blogger Rita said...

A última vez que o senhor Barata me escreveu uma coisa deste género (mas claro, melhor :) Vinha com uma bárbe acoplada.
Papá, não leves a mal, mas fiz duas meninas felizes em (re)oferecer o dito presente no presente Natal.
Parabéns ao aniversariante e Feliz Natal para todos :)

domingo, dezembro 23, 2007 10:07:00 da manhã  
Blogger Oliveira said...

Parabéns Marinho. Canta homem, canta. Penaferrim está contigo.

domingo, dezembro 23, 2007 12:53:00 da tarde  
Blogger p.pita said...

Parabéns grande, cada vez maior, Marinho. Cuidado que os ventos de Penaferrim se sentem aqui.

domingo, dezembro 23, 2007 2:30:00 da tarde  
Blogger Marinho said...

Muito obrigado por tão grande homenagem. Chiuf, estou cu movido.

domingo, dezembro 23, 2007 5:00:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home