3.8.07

O Luís Foi Em Passeio Cultural à Noruega

Ora o Luís Garcia foi viajar até às nórdicas terras da Noruega. Começou, naturalmente, pela gastronomia local. E depois, como se vê pela reportagem fotográfica, demorou-se na apreciação das belezas naturais da região. Presume-se que a próxima viagem cultural tenha paragem obrigatória em Amesterdão...~











4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É assim que se fazem notícias manipuladoras da opinião, descontextualizando os elementos da notícia. Em 499 fotos tiradas numa pacata viagem em família à Noruega apenas 5 se constituem como objecto da escritura a que me refiro. Destas imagens conclui-se que naquelas paragens a arte tem lugar na vida das pessoas, conclui-se ainda que ao fim de quase 30 anos vi-me novamente obrigado a recorrer aos McDonald para conseguir comer qualquer coisita. Em síntese estive 8 dias num país fantástico onde a confiança (entre as pessoas e do estado nos cidadãos) substitui o medo, a frugalidade a simplicidade e a economia de meios sobrepõe-se ao consumismo, a harmonia entre o tradicional e o pós-moderno depurado dominam a estética na arquitectura, no urbanismo, na moda e em todas as artes. A natureza, a terra, o mar, são os elementos dominantes do meio, mesmo em espaço urbano. Não há diferenças visíveis entre aqueles que vivem e trabalham no campo e aqueles que vivem nas cidades. A Noruega parece ser um país em que os sectores primário e secundário têm muito mais peso que o terciário, ou seja aquela gente produz o que come. As estradas tal como na Irlanda são parecidas às que tinhamos em Portugal antes do Cavaquismo. De facto as estradas não são elementos estruturantes do desenvolvimento. Na Noruega os transportes mais utilizados são os comboios e os barcos. Enfim este país, que se situa entre os mais desenvolvidos do mundo, não esbanja recursos, produz o que consome e exporta produtos transformados da terra e do mar.
Por último as noites brancas são uma experiência indescritível. Havia de ser bonito aqui para alguns que eu conheço essa cena da noite nunca mais chegar ...
LG

sábado, agosto 04, 2007 3:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

http://picasaweb.google.com/luismsgarcia/Noruega2007

Aqui estão as outras 494 fotos

sábado, agosto 04, 2007 4:29:00 da tarde  
Blogger cbarata said...

Partindo para bem mais perto daqui, (Pirineu), abraço a parceirada e o nórdico de Évora. Vou andar à coca (não é essa) para ver exemplares de carne e osso das metálicas que o LG fotografou. Quando estive na Noruega, 33 anos lá vão, as estátuas eram bem mais feias. Em Oslo havia um jardim, Vigeland Park (?, que nunca mais esqueci pelas estátuas incríveis que por lá vi.

domingo, agosto 05, 2007 12:15:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O Luís Garcia é um artista. Repare-se na semântica poética, na dissertação sobre o " modus vivendi " das gentes e dos lugares, leiam-se os seus textos sobre o Alentejo. E como qualquer artista, há sempre um momento de elevação que sobressai no todo da sua obra. Será o seu melhor ? será o mais inspirado ? Não sei. Veja-se Beethoven e a sua nona sinfonia, veja-se Picasso e o seu Guernica, ou Vivaldi e as suas quatro estações. De toda uma imensa obra, o que é que o povo conhece ? o que eu referi. Não é portanto uma questão de quantidade que aproxima o artista do povo. E por isso, meu caro Luís Garcia, como mui genuíno representante deste povo, podia V. Exa. ter tirado mil fotos, que a essência da sua reportagem e da sua alma de viageiro ficaram gravadas nas fotos que este seu amigo escolheu... No entanto, aconselho os clientes deste Blog a espreitar os outros retratos também... enfim, tem coisas giras.

domingo, agosto 05, 2007 1:57:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home