2.7.07

Em Évora

Foi um grande concerto. Público acolhedor balanceou a Ronda para uma bela apresentação.

Grandes "Cantares de Évora" que para além das vozes têm uma enorme mão para a petiscada. E foi almoço e jantar.

Grandes adufeiras de Monsanto que, para além da parte artística, são umas pessoas maravilhosas (dizia-me a D. Amélia que tudo aquilo dá tempo de vida).

Grande "Eborae Musica" que interpretou tão bem as peças a quatro vozes.

Obrigado ao Opus 4 (ou quatro?) que já é da casa e ao Vasco que leva a chave para aparecer quando quiser. Nem é preciso convite.

Ao Luis Garcia temos uma dívida enorme. Como não somos mal agradecidos andamos à rasca para lhe conseguirmos agradecer à altura.

O Vídeo que aqui vai apresenta-nos com os "Cantares" a ir colher a silva. Colhemo-la bem embora som e imagem sejam o que são. Ponho.. não ponho... ponho!!

12 Comments:

Blogger Marinho said...

Bem posto!

segunda-feira, julho 02, 2007 7:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ora venho concordar plenamente com as palavras do Barata, e deixar aqui também uma palavra minha de reconhecimento a toda a rapaziada. Só não concordo com a alusão de agradecer à altura do Luís Garcia. Se assim for basta um obrigadinho pequenininho... Aliás, nesta mesma perspectiva, já agradeci ao José Barros o empréstimo do bandolim e da guitarra: ainda foi um obrigadinho mais pequenininhozinho...

segunda-feira, julho 02, 2007 9:47:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este último comentário suscitou-me um pensamento imediato: "este gajo é cromo!" Mas racionalizando a coisa acabei por construir uma ideia mais pequena (temos que economizar em tudo, até nas ideias): "Este gajinho é crominho".
Luís Garcia

segunda-feira, julho 02, 2007 10:15:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu fico contente que as minhas provocações tenham pelo menos o mérito de fazer com que a este espaço regressem algumas almas amigas...

...E a todo o momento se esperam 2 linhas sobre o concerto e 10.000 linhas sobre o jantar nos Cantares de Évora... ( para o leitor menos avisado, sugere-se visita à memória do Blog em Novembro de 2006 ).

segunda-feira, julho 02, 2007 10:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não sei se essa relação é possível, é que almoçámos e jantámos nos cantares de Évora ...
LG

terça-feira, julho 03, 2007 10:50:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ao fim de 4 eventos, marcados pela música, na Arena de Évora aconteceu um fenómeno estranho: Sulitânia, e aquele espaço, que antes não deixou de ser uma Praça de Touros maquilhada de sala de espectáculos, transformou-se numa catedral. A música, as vozes e os silêncios fundiram-se com os aplausos emocionados. Sulitânia é música no feminino (como o próprio conceito linguístico) e assim não é de estranhar que sulitânia marque para todo o sempre a passagem por aquele local das mulheres mais belas do Mundo, as Adufeiras de Monsanto e, claro, todas as outras do Eborae Música, dos Cantares de Évora e do Opus Quatro. Este universo de uma sensibilidade e de uma criatividade arrepiante só podia resultar do confronto dialéctico com uma masculinidade que o atravessa sem pretensões hegemónicas mas também sem nenhum tipo de subserviência.
Sulitânia é também uma Terra de Abrigo, mas é mais, é um caminho para outros espaços, é a via para a redensificação cultural de territórios votados à desertificação. Quando sentimos a dor aguda e profunda de não percebermos o que andamos a fazer num mundo de mediocridade homogeneizante basta regressar a estas sonoridades e imediatamente se entende que valeu a pena, vale sempre a pena! O Caminho é mesmo por aí!
LG

terça-feira, julho 03, 2007 11:24:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Quem quer que possa que poste o anterior. Boa noite e até amanhã

quarta-feira, julho 04, 2007 1:07:00 da manhã  
Blogger Oliveira said...

Obrigadinho, oh Barata. Por este belo pedaço de memória. Obrigado, oh Luís. Por todos os obrigados que te devemos.

quarta-feira, julho 04, 2007 12:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gostei do vosso concerto-parabens. Uma pequena achega: quando falaram da gravação do vosso CD em Évora, referindo o Eborae, deviam ter-se lembrado que, algumas das peças (2) foram partilhadas com o Coral Évora. É um pequeno reparo que achei deveria ser feito.
Angelina

quarta-feira, julho 04, 2007 1:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oh Angelina tem toda a razão. Ainda o concerto ía nos agradecimentos finais e já eu estava com problemas de consciência de não ter referido o Coral Évora, que connosco participou brilhantemente nos concertos de gravação do Alçude. As minhas mais sinceras desculpas ( que o erro foi meu )e obrigado por assistir ao concerto e por escrever no nosso blog.

quinta-feira, julho 05, 2007 1:32:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Desculpas aceites, como manda a regra e porque entre a "malta da música" outra coisa não seria de esperar. Felicidades
Angelina

sexta-feira, julho 06, 2007 7:05:00 da tarde  
Blogger Rita said...

:) Muito giro sim senhor, pena que nao seja melhor o som e imagem e que Évora naos seja aqui mais perto de Münster.
Para quando um concerto na Nord-Rhine-Westfalia?! :)

domingo, julho 08, 2007 2:08:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home