13.11.06

Partilhas da memória

(Comentário do companheiro Luís Garcia que eu tomo a liberdade de recolocar em primeira página. Sublinhado com um abraço.)

Em Terra de Abrigo esta gente derrubou estigmas, desafiou convenções e demonstrou que a música não se sujeita a rótulos. À Beira do Sul ficou claro que num espaço e num tempo acontecem encontros, establecem-se relações, entabulam-se diálogos, sempre numa salutar conflitualidade. É esta conflitualidade que distingue estes dois trabalhos da Ronda. O caminho não foi o da fusão homogeneizante da World Music, bem pelo contrário, nenhum dos participantes perdeu identidade. Todos ganharam neste confronto existencial e todos partiram para retomarem os seus caminhos. Depois do concerto que acabou à meia-noite e do (des)concerto que se prolongou pela madrugada(para alguns) fomos almoçar ao Vimieiro, à Casa de Comes e Bebes do Manel Escada. Aquilo não é bem uma casa de comes e bebes é mais uma galeria de arte. Não há nada que se coma ou que se beba naquela casa que não tenha a marca da imensa criatividade da Maria José e do Manel. Ela é mestra na arte dos sabores ele é um artista nas relações que establece com os incautos clientes que rápidamente deixam de o ser e passam a amigos. Não consegui encontrar nada que não fosse sublime, desde as entradas às fantásticas laranjas com azeite e mel tudo tem a marca de um imenso saber e de uma inquietação criativa que marca o objecto artístico. Aqui o objecto artístico come-se, ou seja excede-se na sua função suprema de comunicar com o público e a emoção do olhar sente-se no paladar daquilo que, por exemplo, a minha filha chamou a melhor refeição que comeu desde sempre. A escolha dos fluidos que pontuam esta experiência esotérica é também prova de um saber que o Manel revela num sorriso solidário ao explicar a origem do Mouchão tinto ou a diferença de graduação entre a aguardente velha de Mouchão e o nectar de Deuses que dá pelo nome de Licoroso de Borba. Enfim a experiência começou à uma e meia e acabou perto das seis da tarde.Foi mais um fim de semana marcado pelo imensidão de emoções vividas com música, com cante, com gente, com sabores e saberes que cruzam este universo de cumplicidades que partilhamos desde outros tempos.

Luis Garcia

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não era preciso tanto! Assim até fico envergonhado ao (re)ler establece onde deveria estar estabelece, rápidamente em vez de rapidamente, uma ou outra vírgula a menos e uma ou outra redundância. O que nunca é excessivamente redundante é a amizade e a solidariedade e disso vossas mercês são mestres. Um abraço para todos, até breve
LG

segunda-feira, novembro 13, 2006 9:11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O que eu acho mal nestas coisas dos blogues, é que qualquer alma com iniciais de electrodoméstico poder botar discurso. Ainda por cima meia dúzia de linhas sobre o concerto, e o resto toma lá sobre aguardentes e encher a pança...

segunda-feira, novembro 13, 2006 10:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E para agravar, uma pessoa é logo mal influenciada no português. Onde se lê " poder botar ", é favor ter o obséquio de ler " pode botar ". Muito agradecido.

segunda-feira, novembro 13, 2006 10:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O gajo dos electrodomésticos escreveu 8 linhas sobre o concerto e 17 sobre o almoço (para alguns o pequeno almoço) do dia seguinte. Acontece de facto, ou melhor, aconteceu de facto que o concerto durou 2 horas (descontando o tempo de paleio do gajo do violino, durou pr'a i hora e meia); o almoço durou 4 horas e os efeitos colaterais duraram mais 2 ou 3h. Perante a contabilização dos factos sofridos, "pontuais, altuais" (Carlos Barata said) e comensais, a coisa escrita está equilibrada.
LG Electronics - 71 Polegadas de Puro Entretenimento

terça-feira, novembro 14, 2006 10:04:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

71 polegadazinhas de puro entretenimento... Deus nos acuda...

quinta-feira, novembro 16, 2006 3:25:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home