7.7.06

Mês do blog - dia 7 - Pastorets



Julgo que foi em 83 que fui pela primeira vez a Vilanova e la Geltrú, na Catalunha. Apresentei-me, com um grupo que dava pelo nome de "Cantaril", no Festival de Música Popular e Tradicional lá da terra.
Eu, que sou do mais nacional que conheço, que me comovo com o hino, que adoro o meu bairro, a minha terra e o meu país, que não gosto de ouvir ninguém dizer mal disto mesmo que ache que tenha razão, pois eu, várias vezes, caí na tentação de pensar que gostava de ter nascido em Vilanova e, por outras vezes, senti grande inveja daqueles gajos.
Vem isto a propósito de ter passado parte desta tarde a ver um DVD duplo com a gravação de um auto de Natal do século XIX ("Els pastorets") , tradicional da Catalunha, que a colectividade onde germinam grande parte das iniciativas apresentou no Teatro da Vila em Janeiro de 2004. Ainda estou meio esmagado com o nível daquela "brincadeira". Como é possível uma estrutura amadora fazer uma peça tão profissional? Organização, trabalho, grande prazer em fazer coisas, talento, loucura, humor e "prática de fazer impossíveis".
Acrescento que, na ficha técnica, contei setenta e seis actores, cantores e músicos.
Visca Catalunya!!