3.7.06

Mês do blog - dia 3 - Pia

Há aquele poema de Pedro Dinis que diz ..não sei quê.. "..nos ramos cantam as aves, mas pia o mocho agoureiro". O que sempre me eriçou é aquela parte do "geme a rôla inocentinha". Quando aprendi francês até homofonizava com "j'aime a rôla inocentinha". S'ela se deixass'amar..!!
Mas a Pia a que refiro hoje não tem nada com o piar do moço, digo.. do mocho.
Hoje o meu emprego celebra o seu ducentésimo vigésimo sexto aniversário, a Casa Pia de Lisboa. Fundada por D. Maria sob o patrocínio do Diogo Inácio (de Pina Manique) para acolher os desgraçados sem sorte. A História trouxe a Pia até hoje com os escolhos grandes das grandes famílias e eu tenho já a minha migalha nessa história.
A parte da Pia onde me sediei nos últimos vinte anos teve hoje o seu último acto. Vai continuar para outro lado e agora é só liquidação total. Descubro-me frio e distante, marimbando nas paredes e lembrando as gentes, a ir-me embora e a sentir que, também eu, vou continuar para outro lado da Pia. Viva a Casa Pia de Lisboa!!

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

j'aime a rôla inocentinha, não pode deixar de me lembrar que alguns de nós o modo como mais se emocionam com o Bambi é estufadinho no forno... Não eu, que sou um rapaz sensível, mas outros, naturalmente...

terça-feira, julho 04, 2006 4:18:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home