14.7.06

Mês do blog - dia 14 - Le franciú












Aujourd'hui, le 14 Juillet, le jour national de la France, je ferais mes hommâges au plus portugais des français connues ici au Portugal. J'écrirai en portugais au il ne va pas me comprendre.
Antes de tudo diga-se que o francês aqui do postador anda muito inseguro. Estão garantidos vários erros na escrita acima exposta mas paciência. "Mais vale um gago que um mudo" (provérbio de mau gosto acabado de fazer e que explica cabalmente a minha ideia).
O Alain Vachier, quando o conheci, era só Alain e acho que ninguém sabia do Vachier. Já lá vão 24 anos e ele andava pelas instalações da Eranova da Av. D. Carlos. Tinha uma carrinha Citroen de três velocidades que, já nessa altura, era peça de museu. Nela levava aparelhagens de má qualidade, músicos de todas as qualidades ou nem músicos, tudo para fazer espectáculos de grande qualidade quanto mais não fosse nas intenções.
Daquela ciganidade toda recordo uma tournée com um grupo de Catalães, o Cantaril, o Miquéu Montanaro e mais os amigos de todos, e mais as namoradas de todos e mais os filhos de alguns. Grande confusão e muitas coisas divertidas que mereciam ser contadas mas que provavelmente só ficarão para gozo de quem as viveu.
Depois o Alain empresarialisou-se mais a sério e é o nome da Vachier e associados.
Dizem que o Alain já não sabe falar francês e que ainda não sabe português mas é mentira. Apesar disso eu ouvi, em França, o Alain a dizer "janéle" em vez de "fenêtre".
Há quem se queixe de telefonar ao Alain e só perceber "pignoufles" e algumas asneiras. É mentira porque o que conta é a intenção. E intenção é coisa que não lhe falta.
Eu gosto muito do Alain.
(roubei a foto ao sítio do Júlio Pereira)

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A cultura é o alimento do percepcionado e autodidacta que por esta nutre a sua sede e reparte azos de gáudio por aqueles que o rodeiam. Jornadeemos nos limítrofes da palavra e naveguemos nas marés dos coloridos de árias que esvoaçam pelos ares das nossas almas. È isto que nos delineia além da simples existência mortifica em que vivemos inconscientes. É nesta que se deslindam os cegos dos enviesados e que se iluminam aqueles que um olho possuem. Voguemos contra a agnosia que nos corrói o íntimo de sermos humanos.

sábado, julho 15, 2006 2:35:00 da manhã  
Blogger Oliveira said...

Também quero fumar disso

segunda-feira, julho 17, 2006 1:01:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
»

sábado, julho 22, 2006 11:07:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home