12.7.06

Mês do blog - dia 12 - Gelado



Associado ao gosto está a temperatura. Parece que os aromas dos alimentos e as complexidades do gosto são favorecidas pelo aquecimento. As pessoas mais idosas gostam das coisas mais quentes porque isso consegue excitar as suas menos capazes papilas. ( apesar da tentação, vou manter o rumo da minha conversa).
É claro que depois aparecem coisas que são inimagináveis mornas, como, por exemplo, a água ou a cerveja (a nossa cerveja). Acho que são duas coisas em que o paladar está na segunda impressão pois a primeira é quase completamente preenchida pela agressão da frescura aos 36 graus da nossa boca. O paladar aparece quando elas já aqueceram um pouco.
Os gelados são uma grande invenção. Alguma coisa de mágico há naquela coisa, intrincável de tão fria, que é inserida em pequenas quantidades para se derreter na boca, reter na boca, ter na boca, enquanto se vão despegando os sabores. Não é coisa para garganeiros. O garganeiro não desfruta e só arrefece o estômago.
Isto são teorias resumidas e presumidas que nunca vi confirmadas em parte nenhuma. Amanhã, não percam, gelados pau pau (II). Ando a ver se arranjo maneira de cumprir a minha promessa de blogar o maior número de dias possível neste mês e preciso de fazer uns truques assim.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Dr. Barata, estou tri-abazurdido. As coisas que Vexa sabe...Almeijo pelo nascer do dia, para saber do gelado pau pau.Derreto-me de impaciência...

quinta-feira, julho 13, 2006 4:15:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Todo o homem com erudição universal tem por direito a perpetuidade que menos não seja da reminiscência dos dias vindos e que estes se deleguem ao Dr.Bharata pela sabença das palavras que nos revela. Adoro ler as suas erudições diárias blogueanas, por mais que frívolas se pareçam.

sábado, julho 15, 2006 2:23:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Your website has a useful information for beginners like me.
»

sábado, julho 22, 2006 11:07:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home