20.7.06

Monty Python escrevem argumento para Deus

Não fui eu que descobri, foi uma brilhante companheira de outras andanças. Mas não me contive ao plágio. O título - perfeito - deste post também é seu.


Mulher acorda de coma com sotaque da Jamaica

Um ataque cerebral deixou a inglesa Linda Walker, de 60 anos, com um estranho efeito secundário: acordou com pronúncia da Jamaica. Os familiares nem queriam acreditar quando a empregada administrativa reformada abriu os olhos e começou a falar, sem vestígios do sotaque nasalado de Newcastle que sempre teve.
O síndroma da pronúncia estrangeira é muito raro e foi identificado pela primeira vez durante a II Guerra Mundial, quando as primeiras palavras de um soldado norueguês, após ter sido ferido na cabeça num raide aéreo inimigo, passaram a ser embrulhadas num perfeito sotaque alemão.
“Não me consigo reconhecer. Tenho constantemente a impressão de que sou outra pessoa”, declarou a desolada Linda Walker ao jornal local Evening Chronicle. Segundo investigadores da Universidade de Oxford, esta inglesa de meia idade, que viveu sempre na mesma região do país, sofre do síndroma da pronúncia estrangeira, um fenómeno por vezes observado quando as partes do cérebro ligadas à linguagem são alteradas, depois de uma convulsão cerebral.
A doente não se apercebeu imediatamente do facto quando acordou: foi a sua terapeuta que a questionou acerca da estranha pronúncia. Sempre que fala ao telefone, a maioria dos interlocutores identifica um nítido sotaque jamaicano – também já confundido com italiano e eslovaco.

(in Agência France Press)