11.6.06

Sintra - Segurança Social - 10 de Junho

É um espectáculo tradicional da Ronda que, nos últimos seis anos, teve cinco presenças (o ano passado fomos a Paris). É diferente do habitual: porque é uma gigantesca (este ano 1497 inscritos) patuscada de sardinha e febras, porque temos que começar a fazer som manhã cedo, porque os instrumentos ficam a cheirar a peixe assado, porque temos normalmente umas parcerias musicais que quebram a rotina, porque há lá um público que já sabe ao que vai, conhece as cantigas e acompanha, etc.
É um prazer ir tocar ao Encontro Nacional dos Clubes Culturais e Desportivos da Segurança Social, em Sintra, no meio da Serra.
Este ano tocámos a "Cantiga da Azeitona" com o grupo de Gaitas de Foles do Col. de Pina Manique da Casa Pia de Lisboa, com o Zé Lage e o Paulo Marinho a comandar. Começou muito bem, com uma sonoridade empolgante, mas o nulo número de ensaios fez-se notar nalguma salganhada na definição das partes. Mas foi bom e ficou tudo satisfeito.
No fim o "Tocárrufar" (nunca sei como se escreve..) acompanhou a "Chula velha" que assim recuperou o ritmo puro e duro da Chula à portuguesa.
Boas sardinhas, boa música, ambiente descontraído. O que é que queremos mais?

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O que a gente quer mais é lá voltar para o próximo ano. O almocinho há cinco anos começou lá pela uma hora, ontem às 11.30 h já havia sardinhas na mesa. Aceitam-se apostas que muito breve a sardinhada começa às 10 da matina. O que não faz mal, desde que a gente esteja lá para as atacar... Aliás o meu sonho é um dia comer umas sardinhas com um galão...

domingo, junho 11, 2006 7:24:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estimado sr. Dr. Carlos Barata, é sabido que este blog tem algumas visitas que muito prezamos, mas que podem estar menos avisadas. Nesta perspectiva, aconselho alguma acuidade com a linguagem. Compreenda-se que dizer que quando entraram as gaitas gerou-se alguma salganhada com a definição das partes, pode levar a equívocos desnecessários...

domingo, junho 11, 2006 7:30:00 da tarde  
Blogger cbarata said...

ah! ah! ah!, ou em espanhol: ja! ja! ja!

domingo, junho 11, 2006 11:38:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home