19.5.06

Quint'à Quinta 001



Boas.
Fora de tempo (como qualquer baixista que se preze), apresento o primeiro de muitos e atempados (assim se espera) posts da minha autoria. Aqui fica o primeiro.

Festival Eurovisão 2006
Estava eu a trabalhar ontem quando recebi uma chamada de alguém que, eufórico, gritava do outro lado: "Estás em casa?! Liga para o 1º! Rápido! Antes que acabe!"
Espantado com a loucura associada, lá fui eu ligar o televisor na RTP1. Tenho-vos a dizer que fiquei boquiaberto, sem reacção, a olhar para o que o televisor cuspia na minha direcção: som rasgado de heavy metal épico, com coros a gritar um "hard rock allelujah"; tipos vestidos em "coisas" tiradas de um filme mau de terror; machados em palco; pirómania... e maior a surpresa quando percebi odne isto decorria: um palco de gala bem bonito, com o logotipo do festival da canção a um dos cantos superiores.

Pois é. Estava a assistir a nada mais nada menos que a prestação dos candidatos da Finlândia, os LORDI. Terra bem bonita que, musicalmente, entre outras coisas, é conhecida pela enchente de bandas black metal que dali saem e que levam o género ao expoente máximo, fazendo dele estilo de vida. Isto resulta em assassínios e deitar fogo a igrejas, entre muitas outras coisas. Mas da vida deles, lá sabem eles. Não é isso que está aqui em causa. É ao que chegou o festival da canção. As portas que se abriram. Os olhos que se fecharam. As modas que se deixaram entrar.
O tema sonoro mantém-se na generalidade, com épicos sobre amor. Mas as ovelhas negras têm lugar ao lado das outras, e bandas como os LORDI têm agora exposição mundial e uma hipotese de ganhar a final do festival da canção. Para quem viu, sabe do que estou a falar. Para quem não viu, deixo aqui uma porta para pesquisarem sobre os ditos e perceberem assim do que estou a falar.

Acreditem. Vale a pena.
Como vale a pena visitar o site do candidato da Holanda, que era composto por 3 belas senhoras que sinceramente não me recordo se cantaram, e que dão pelo nome de treble, ou mesmo os da Lituânia, os lt united, que entraram com uma postura de gozo, mostrando uma actuação bem divertida de descontraída, como o refrão da música indica "we are the winners of the eurovision". A final, que não vai contar nem com as holandesas, nem com as nossas portuguesas, vai contar ainda com as espanholas Las Ketchup...

Bem bonito. Melhor que isto só os comentários do Eládio Climaco, quando o ultimo representante à final foi anunciado... Citando o próprio: "OH my GOd... Arménia...".
Note-se que "Oh My God" está longe de ser o título da canção da Arménia.

Não se esqueçam de ver os LORDI. Vale bem a pena.

3 Comments:

Blogger cbarata said...

Neste ecléctico blog acaba de dar entrada, provindo de Mafra, o Post mais pesado que jamais aqui chegou. Destina-se a grossos ouvidos e tem paragens poucas e violentas. Os passageiros com destino ao inferno deverão embarcar nas primeiras carruagens.

sexta-feira, maio 19, 2006 4:57:00 da tarde  
Blogger Oliveira said...

Este, caros companheiros, não apago. Nunca tive coragem de correr com os benjamins.

domingo, maio 21, 2006 11:16:00 da manhã  
Blogger Oliveira said...

Já agora, a notícia por que todos esperavam: os feiosos finlandeses ganharam o festival.

domingo, maio 21, 2006 11:20:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home