21.2.06

Diário de Notícias



Quando eu era miúdo os pais dos meus amigos dividiam-se em dois grupos: Os que compravam o Século e os que compravam o Diário de Notícias (repare-se que, por esta altura ainda se chamava assim, por extenso, e não DN como agora sói dizer-se). No espírito dicotómico tipo Sporting-Benfica de que este país padece, defendia-se a opção paterna e achincalhava-se a dos parceiros. Lembro-me que diziamos do Século que sujava muito mais as mãos, por exemplo.
Por tudo isso aprendi a ter o Diário de Notícias como referência, orgulhoso dos seus aniversários (juro! vocês não fazem ideia do que é ser educado no fascismo), orgulhoso da organização do Natal dos Hospitais e invejoso da "Colónia Balnear de O Século".

O meu pai, que trabalhava muito como era usual nesse tempo, arranjava sempre um tempinho antes de jantar para se deitar a folhear aquele lençol de papel. A necrologia era imperdível. Além de assim saber de um ou outro conhecido que se ia embora também servia para aumentar a sua colecção de nomes fantásticos que ele debitava ao jantar para risota de toda a família.
Eu fui criado com o Diário de Notícias e diversos acontecimentos têm, na minha imaginação, a cara da sua 1ª página.
Ai o que eu não teria vibrado a contar os dias que faltavam para o número 50.000.
este post vai dedicado, também, ao João Oliveira

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Esta vida tem mistérios. Uns acompanham-nos até ao último suspiro, outros revelam-se nos pormenores mais inesperados.Penso que o Pai do Carlos Barata dizer ao jantar os nomes mais imprevisíveis dos defuntos recentes ( à época ) e isso servir de risota geral, explica muitos mistérios...muitos...

terça-feira, fevereiro 21, 2006 11:18:00 da tarde  
Blogger Oliveira said...

Aceito os parabéns por 1901 edições. Mais coisa menos coisa.

quarta-feira, fevereiro 22, 2006 12:10:00 da manhã  
Blogger cbarata said...

Acrescento que era piada familiar dizer que os gajos com nomes esquisitos iam desaparecer porque estavam todos a morrer.

quarta-feira, fevereiro 22, 2006 1:50:00 da manhã  
Blogger cbarata said...

Esta 1º página que ilustra o post estava pendurada na carpintaria do Senhor Pité que era o carpinteiro do Colégio Nuno Álvares e um bom amigo meu. Se tivesse sido eu a escolhê-la (foi o João!) não teria escolhido melhor.

quarta-feira, fevereiro 22, 2006 10:29:00 da manhã  
Blogger Marinho said...

Com uma frase destas: "Aqui, base tranquilidade. A águia alunou", eu poderia não resistir á tentação e fazer uma daquelas piadas baratas (atenção que aqui o "baratas" é relativo a pouco dispendiosas) futebolísticas, mas como o "bost" é um belo "bost", vou-me escusar disso e simplesmente mandar os parabéns ao amigo Carlos Barata (barata agora já relativo ao nosso "bostardor"), e que, por razões óbvias se estendem ao Oliveira.

quarta-feira, fevereiro 22, 2006 11:29:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home