20.12.05

Eurico Carrapatoso

Fui ontem ouvir, na Aula Magna, um concerto do Eurico Carrapatoso, grande compositor, meu ex-professor e meu admirado amigo. Foram interpretadas duas obras suas pela Metropolitana e o Coro Riccercare, ambas com linguagem moderna mas sem perder afabilidade, desafiadoras mas a piscar o olho às nossas sensibilidade e referências.
O Eurico procura não desligar a sua música dos ouvidos dos ignorantes das "escolas" e "movimentos", capazes de ousar para além do óbvio, capazes de arriscar à procura de mais qualquer coisa, capazes, ainda, de se deixarem comover por referências familiares, mas incapazes de se empanturrarem com o que não entendem. Na minha modesta opinião é o maior.
Se ele fosse escritor vendia tiragens sucessivas e toda a gente lhe conhecia o nome. Como é compositor de música erudita o seu nome existe pouco. Mas ele é o maior e eu gosto muito dele e da música que faz. Ouçam-na por favor!!

2 Comments:

Blogger Oliveira said...

Só pelo facto de ter justificado o teu regresso à escrita neste espaço já estou apaixonado pela nova obra do Carrapatoso.

terça-feira, dezembro 20, 2005 10:12:00 da manhã  
Blogger cbarata said...

Touché!!

terça-feira, dezembro 20, 2005 4:17:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home