14.11.05

Sons que ficam II



Bedrock
Winter & Winter / Dargil

Aqui se fixa a memória fresca deste disco ouvido pela primeira vez há duas semanas, horas antes deste vosso humilde companheiro ter tido o prazer de conversar com Uri Caine. Foi editado no momento em que o pianista realizava dois espectáculos de piano solo em Portugal, circunstância que teve o mérito de pôr em evidência o contraste em que se define a sua música. Enquanto o senhor subia a palco no mais solitário despojamento acústico, o segundo disco dos BedRock – colectivo que soma meia dúzia de músicos ao trio que Uri Caine mantém com o guitarrista Tim Lefebvre e o baterista Zach Danzinger – chegava para atazanar a paciência de quem tem de o catalogar na estante de uma loja. Em traços gerais, trata-se de uma colecção de 17 exercícios de groove electrónico que percorrem referências sonoras fundamentais da cultura popular norte-americana das últimas três décadas. Da electricidade funk cheia de uá-uás dos anos 70 aos sons dos mais pré-históricos jogos video dos anos 80 - que saudades do meu Spectrum! -, passando por aquela estética sonora própria dos game-shows televisivos lá da América, há um vasto e bem humorado universo de sonoridades inteligentemente recuperadas para uma música que, no essencial, diria que é jazz: ou seja, improvisação sobre um tema de base. Mas as etiquetas são sempre escorregadias quando se trata da música deste senhor.

1 Comments:

Blogger cbarata said...

Este humilde leitor começa a achar que estamos à beira de, por tua culpa, nos tornarmos referência informativa especializada.

segunda-feira, novembro 14, 2005 10:34:00 da tarde  

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