25.11.05

Perdemos todos

A candidatura apresentada por Portugal e Espanha junto da Unesco para classificar a tradição oral galaico-portuguesa como património cultural da Humanidade foi rejeitada por esta agência das Nações Unidas. Outras 43 candidaturas tiveram melhor sorte, sendo declaradas Obras-Primas do Património Oral e Imaterial da Humanidade. Entre elas estão o Samba de Roda do Recôncavo Baiano (Brasil) e o Chope Timbila (Moçambique).

A notícia, ainda que triste para o esforço de toda essa generosa gente que empenhou dedicação e talento nesta causa - a começar pelos professores e alunos das escolas onde a bonita ideia germinou -, vale o que vale. O valor desta tradição única e fraterna não está refém de qualquer caução ou certificado. Mas é pena. De alguma forma, sinto que perdemos todos. E de repente fui invadido por uma saudade comovida das terras de Trás-os-Montes, Minho e Galiza. Vamos até lá?

4 Comments:

Blogger cbarata said...

É p'ra quando essa ida à minha Pátria Chica (uma delas, que a catalunha é a outra).
Prometo, para um dia, fazer um bost com a minha ideia da fundação de um partido que teria como uma das suas causas principais a troca da Galiza pela Madeira.

sexta-feira, novembro 25, 2005 1:35:00 da tarde  
Blogger Marinho said...

Se houver lugar para mais um...

sexta-feira, novembro 25, 2005 4:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Porquê mais um? Estás a pensar em ir sem mim?

sexta-feira, novembro 25, 2005 5:01:00 da tarde  
Blogger Marinho said...

...automovel na caravana.

sexta-feira, novembro 25, 2005 5:25:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home