28.9.05

Recordações revolucionárias

Denunciando a minha provecta idade, permitam-me uma viagem ao dia 28 de Setembro de 1974. Para quem não saiba, o General Spínola tinha renunciado às suas funções de Presidente da República alegando o estado ingovernável da Nação. Passado umas semanas é convocada uma manifestação para o dia 28 de Setembro, a qual ficou conhecida por "..da maioria silenciosa" em referência a uma frase do tal Spínola no seu discurso de renúncia. Resumindo um sem número de peripécias, a tal manifestação nunca se realizou e o caminho para isso passou por uma tourada no Campo Pequeno, populares (como se dizia) a fazer barragens e revistas aos carros que entravam em Lisboa, enfim.. uma curte.
Não quero aqui deixar juízos de valor à volta de coisas que são, evidentemente, polémicas. Quero, isso sim, reafirmar que esses intensos momentos foram um pedaço importante da minha vida e que, com o bom e o mau que passei, assumindo exageros e generosidades, não os trocava por nada.
Entendendo que este espaço não comporta grandes descrições fico-me por aqui. Mas até aqui fui com muito prazer e saudade.
25 d'Abril Sempre!! (e não me venham com piadas de calendário repetitivo)