6.8.05

Porque é Agosto

Porque é Agosto, lembrei-me de invocar essa ilustre personagem e prestar tributo ao seu inestimável trabalho.

Cada altura do ano tem os seus heróis. Há nomes que se colam simbolicamente a uma data de tal forma que não mais os conseguimos erradicar da memória. Agosto, por exemplo, lembra-me inevitavelmente a minha avó Albertina, mãe de minha mãe, quase minha mãe também pelo empenho e carinho com que me manteve à sua guarda nos dias perfeitos da minha infância. A minha avó Albertina que se fosse viva completava hoje (dia 6) cem anos. Cem. O que significa que nasceu precisamente quarenta anos antes desse crime hediondo que arrasou Hiroshima (não que julgue haver qualquer espécie de correlação entre os dois acontecimentos).

Mas Agosto é tempo largo. Tem 31 dias, espaço de memória mais que suficiente para ser reclamado por outros heróis. Por isso me lembrei do personagem. Alguém sabe que é feito dele? Onde pára Graciano Saga? Hoje que é Agosto, hoje que parto para a estrada para percorrer esses caminhos de Portugal até ao sopé da Serra da Estrela - é favor anotar que a Ronda toca esta noite em São Romão, concelho de Seia - como me poderia esquecer dele? Como poderia olvidar esse farol da fraterna irmandade lusa? "Emigrante, vem devagar".

E foi por esses pensamentos que me vi conduzido até estas vertiginosas imagens pelas quais me foi revelado o que até agora ignorava. Como pude ser tão cego? Como pude não perceber que que eram génios gémeos, frutos da mesma casta, Graciano Saga e esse outro vulto maior da cultura portuguesa que colocou os mistérios da música ao alcance de todas as inteligências?

Salvé Eurico A. Cebolo. Salvé Graciano Saga. O meu obrigado ao Eurico A. Cebolo Fã Clube por me ter feito ver a luz. E parabéns Albertina.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Diz que a secretaria de Estado com a tutela da prevenção rodoviária vai nomear o Graciano Saga alto comissário da Direcção-Geral de Viação - Saga recebe via verde vitalícia no sentido Paris-Lisboa e a canção tocará sempre que os cidadãos motorizados telefonarem para a DGV e ficarem em espera. Diz que secretário de Estado e artista ainda são primos pela parte da concelhia de Binhais, Vragança. Diz que até há traços faciais que o provam. Diz que não posso juntar aqui a imagem do primeiro derivado a motivos tecnológicos. Mas o nome é Ascenso.

segunda-feira, agosto 15, 2005 1:03:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home